
Uma empresa deve fazer várias ações de marketing para poder atingir os seu público alvo e é claro converter em mais vendas. Não é mesmo? Essa é a principal premissa do Marketing. Dentre todas as ações de marketing, a estratégia que mais tem sinergia com o Customer Relationship Management (CRM), Gestão de Clientes é o Marketing one-o-one, e ele veio para ficar. Principalmente nas pequenas e médias empresas. Além disso, o setor varejista vem cada vez mais utilizando dessa nova estratégia para poder se relacionar mais com os seus clientes chaves e agregar mais valor em suas vendas.
Afinal, o que é o MKT one-o-one?
O MKT one-o-one consiste em ações personalizadas e direcionadas única e exclusivamente para somente UM cliente. Ou seja, você só vai atingir aquele cliente com a sua ação. Portanto, pode ser uma ligação de aniversário, uma mensagem de whatsapp perguntando se o produto que ele comprou está tudo bem, ou até mesmo uma ação da cash back para aquele cliente específico. Para melhor exemplificação, vide conversa seguinte de WhatsApp entre uma consultora de vendas e sua cliente:

Na conversa do WhatsApp acima percebe-se que a vendedora fez uma comunicação personalizada e totalmente voltada para essa única e exclusiva cliente. A vendedora percebeu as características da cliente durante o atendimento no Ponto de Vendas (PDV) e uma semana após a compra, ela iniciou a gestão de relacionamento com a cliente através do marketing one-o-one. Portanto, esse ação de marketing consistiu em uma única cliente, uma única ação e foi totalmente personalizada.
Qual vantagem do Marketing personalizado?
O marketing personalizado é ideal para pequenas e médias empresas que possuem uma cartela de clientes fácil de administrar. Ele é extremamente importante na era pós digital que estamos vivendo, onde o acesso a informação é muito fácil e farto. Pense no exemplo da loja de Biquíni:
Se você morar em uma cidade praiana ou com mais de 500 mil habitantes e digitar no Google “Onde comprar Biquíni perto de mim”. Com certeza você vai achar uma série de lojas e aproximadamente umas 3 delas vão te agradar. Ou seja, você vai estar perto delas, a faixa de preço praticada por elas vai está no patamar que você quer investir e o estilo dos produtos vão estar de acordo com o seu gosto.
Supondo que você vai viajar de férias e compra um biquíni em cada loja para simplesmente testá-las. Os produtos tem a mesma qualidade, o mesmo preço e o mesmo estilo. Porém, apenas em uma das lojas, a vendedora te manda uma simples mensagem te desejando boas férias e com uma dica de uso. Qual dessas lojas você vai voltar e ser cliente? Na loja que quis se relacionar com você, não é mesmo?
Por isso, que o marketing one-o-one é primordial para o seu PDV e para você se relacionar com o seu cliente. Ou seja, com fácil informação e tecnologia, a maioria dos produtos são similares entre si. Mas um atendimento exclusivo cativa e aumenta bastante o ciclo de vida de seu cliente. Além disso, o Marketing One-o-One é uma forma de você agregar valor para o seu cliente.
Resultados do Marketing One-o-One
Quando eu fui gerente de Marketing, eu usava a plataforma da Carimbo CRM para me ajudar no controle de meus clientes e com sua gestão. Teste você mesmo, o primeiro mês é de graça.
Os resultados que obtive em 2019 com o sistema Carimbo:
14% do meu faturamento é oriundo de clientes cadastrados no sistema da Carimbo CRM.