No mercado varejista nos dias de hoje, as informações são extremamente abundantes. Ou seja, você consegue saber o preço de qualquer produto, saber a opinião de outros clientes e fazer comparações com outras mercadorias similares e substitutas. Portanto, se você tem um comércio, você precisa se diferenciar cada vez mais do que os seus concorrentes e agregar muito valor nas suas vendas. Um dos pilares para de diferenciar de seus concorrentes é fazer uma estratégia sólida de gestão de relacionamento com o cliente. Para isso, vou te ensinar um método simples, de graça e que só precisa de um pouco de dedicação.
O que é Customer Relationship Management (CRM)?
A gestão de relacionamento com o cliente, também conhecida como “Customer Relationship Management” (CRM) consiste em adotar estratégias de como se relacionar com o cliente e atingir o máximo dos pontos de contato com ele. Portanto, sugiro que você use sempre as mídias orgânicas para poder se “mostrar” cada vez mais para o seu público alvo. Ou seja, faça publicações constantes em suas mídias sociais, escreva em seu blog, atualize o seu site quando necessário, faça ações promocionais de e-mail marketing e se relacione diretamente com os seus clientes via WhatsApp. Lembre-se que um adulto médio consome 10 horas de informações diárias e para assimilar e gerar consciência da sua marca nessa enxurrada de informações, você precisa atingir ele em todos os pontos possíveis.

Dentre todos esse pontos de contato, podemos dividir em 2 grandes grupos:
- pontos de contato direto – consiste em ações personalizadas e únicas para seu cliente, como por exemplo uma mensagem de aniversário e um atendimento presencial dentro do seu ponto de vendas; e
- pontos de contato indireto – consiste em ações para o público em geral, como por exemplo um post no Instagram.
Como o nome diz, Gestão de Relacionamento com o Cliente, que tal fazermos isso na prática?
Envio de WhatsApp para Cliente
De imediato comece a cadastrar seus clientes em uma planilha de Excel e estipule metas. Por exemplo, no primeiro mês tente cadastrar 40% dos seus clientes, no segundo 60% e assim sucessivamente. Para isso, siga a tabela:
Com os dados primários sobre o atendimento de seu cliente, se comunique com ele após uma semana da compra. Envie um WhatssApp para seu cliente. Por exemplo:
“Olá, João,
Aqui é a Maria, consultora de vendas da Deeply Fitness Wear, tudo bem?
Estou passando aqui para perguntar se você já usou sua nova camiseta nas corridas?
Ahhhh, não se esqueça que a sua camiseta tem proteção +50UV, ela não precisa passar e seca rapidinho!
Qualquer dúvida, me chame!
Você tem um cashback de R$ 10,00 conosco até o dia 15/08/2021.
Abraços,
Maria”
Com essa estratégia de enviar uma mensagem personalizada para seus clientes, cada um deles irá lembrar de sua marca com mais “carinho”. Portanto, quando houver uma nova necessidade de compra, a sua marca estará no topo da consciência dele. Além disso, você consegue se comunicar com seu cliente em três novas situações:
- Quando o vencimento do cashback estiver perto;
- Enviar uma mensagem de aniversário; e
- Enviar uma mensagem de pós vendas, conforme descrita anteriormente.
Resultados com estratégia de CRM
Essa é a principal estratégia de CRM que devemos adotar em nosso varejo. Um grande varejista nunca vai conseguir fazer o cadastro da maioria de seus clientes e muito menos ter a sensibilidade de enviar mensagens diretas e personalizadas no marketing one-o-one para cada um deles. Quando eu era gerente de Marketing da Biquini Brasil, introduzi essa estratégia de CRM com meu time de vendas, tracei metas atreladas ao bônus de cada loja para obtermos cada vez mais clientes cadastradas. Assim, conseguimos cadastrar 80% de nossas clientes e essa ação representa 14% do faturamento da empresa. Ou seja, 14% das minhas clientes são oriundas da ação de fazer uma excelente estratégia de gestão de relacionamento.
Conseguimos esses números com o suporte do sistema Carimbo CRM. Muito fácil de usar, simples e com um preço muito acessível. O sistema da carimbo vai muito além do que fazer um cadastro, nele você tem um dashboard totalmente intuitivo para tomar a decisão de como se relacionar com o seu cliente. Além disso, você consegue programar algumas mensagens personalizadas para seu cliente, por exemplo no aniversário. Sugiro bastante que você introduza esse sistema em seu ponto de venda.
Para maiores informações, acesse o site www.carimbocrm.com.br.